Suplementos Alimentares

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


Raças de Cavalos mais Comuns no Brasil

4
Bom, não posso deixar de falar sobre uma coisa que eu amo muito, sou realmente apaixonada e fascinada: CAVALOS. Resolvi falar sobre as raças mais comuns no Brasil.

O cavalo é descendente de uma linha evolutiva com cerca de sessenta milhões de anos, numa linhagem que parece ter se iniciado com um animal primitivo com cerca de 40 cm de altura. Os antecessores do cavalo, são originários do Norte da América mas extinguiram-se aí por volta do Pleistoceno há cerca de cento e vinte mil anos.
No Brasil, as primeiras raças de cavalo foram introduzidas em três momentos distintos: a primeira leva veio em 1534, na Vila de São Vicente; a segunda, em Pernambuco, em 1535; a terceira, na Bahia, trazidos por Tomé de Sousa. Confira abaixo algumas das principais raças de cavalos conhecidas no Brasil.
1. Andaluz
O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, decendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história.É uma raça nobre e dócil, com temperamento vivo, originária da região da Andaluzia, na Espanha, e do Alentejo, em Portugal.Quando criado em Portugal, o Andaluz é hoje denominado Puro Sangue Lusitano. Já os exemplares criados na Espanha são hoje conhecidos como Raça Pura Espanhola.

2. Anglo Árabe
O anglo-árabe é uma raça resultante do cruzamento entre o cavalo árabe e o puro sangue inglês (PSI). Originalmente criada e aperfeiçoada na França, a raça é hoje utilizada no mundo todo, principalmente no plano esportivo.Os anglo-árabes são versáteis cavalos de sela, utlizados para corridas, provas de salto e obstáculos, adestramento clássico e pólo.

3. Árabe
Como o próprio nome da raça sugere, o cavalo árabe originou-se no Oriente Médio. É considerada a raça de cavalo mais pura e antiga, entrando na formação de quase todas as raças modernas.O cavalo árabe é muito inteligente, fogoso, de vivacidade marcante, corajoso, leal e dócil.O cavalo Árabe é a mais harmoniosa das raças, possui uma silhueta inconfundível, e sua cauda embandeirada é uma das caraterísticas típicas da raça. O cavalo árabe é forte, resistente e possui boa musculatura.

4. Appaloosa
A raça appaloosa é muito antiga, aperfeiçoada na América do Norte durante a segunda metade do século XX, através de rigirosos cruzamentos com cavalos árabes, quartos de milha e puros sangue ingleses.No Brasil, a raça appaloosa foi oficialmente introduzida nos anos 70, e é utilizada principalmente no campo, além de se apresentar em torneios hípicos.A raça appaloosa é rápida, possui temperamento vivo e boa índole. A cores oficiais para a pelagem da raça appaloosa são: blanket (cobertor), marble (mármore), leopard (leopardo), snowflake (floco de neve) e frost (geada).

5. Berbere
De origem norte-africana, a raça berbere é provavelmente uma das mais antigas, assim como o árabe. Na Europa, contribuiu para a criação das raças andaluz e puro sangue inglês (PSI).O berbere é um cavalo extremamente rústico, dócil e corajoso. A raça berbere apresenta a cabeça longa, mas requintada, com face reta. As espáduas são chatas. A garupa é inclinada com cauda de baixa inserção. As pernas são compridas e fortes.A raça berbere mede de 1,42 a 1,52m de altura, e as cores aceitas são o tordilho, o castanho, e o alazão.

6. Brasileiro de Hipismo
O cavalo brasileiro de hipismo (BH) é uma raça nova, resultado de cruzamentos entre raças europeias. É um típico cavalo de sela, com aptidão para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação. O brasileiro de hipismo é um cavalo de tamanho grande (de 1,65 a 1,75), de boa índole e temperamento ardente. É uma raça vivaz e energética. É um cavalo de trote muito cômodo, ágil, inteligente, muito dócil e fácil de lidar.

7. Bretão
Como o próprio nome sugere, o cavalo bretão tem origem no noroeste da França, na região da Bretanha.A cabeça da raça bretão é quadrada de tamanho médio, fronte larga, chanfro largo e reto. A raça possui membros fortes, bem aprumados, peito largo, musculoso, cernelha forte e pouco pronunciada. A altura da raça de cavalo bretão varia de 1,47 e 1,70m. A pelagem é alazã , castanha, ou rosilha e suas variações.

8. Campolina
A crição da raça Campolina iniciou-se ao final do século XIX no estado de Minas Gerais por Cassiano Campolina. Durante mais de 70 anos a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e mangalarga marchador.O cavalo campolina é dócil, tem uma beleza característica incontestável e seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável.O tamanho ideal do cavalo Campolina é de 1,58m para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52m. A pelagem é predominantemente baia ou castanha.

9. Crioulo Atualmente o Cavalo Crioulo é criado principalmente no estado do Rio Grande do Sul, além de países sul americanos como Uruguai, Chile e Argentina. O Cavalo Crioulo é um cavalo de sela com caráter tranquilo, inteligente, e dócil. É uma raça muito ágil, forte e resistente, sendo considerado especialmente apto na lida com o gado. De estrutura óssea compacta e musculatura extremamente consistente, o tamanho do Cavalo Crioulo pode variar entre 1,38 e 1,50 m. O peso fica entre os 300 e 450 kg.

10. Falabella
Devido ao tamanho reduzido e as características de temperamento, o Falabella é considerado um cavalo miniatura, não um pônei. A raça Falabella foi desenvolvida na Argentina e leva o nome da família que a desenvolveu. O Falabella é um cavalo inteligente e afetuoso e o tamanho médio de um exemplar adulto é de 60 cm, mas alturas ainda menores são frequentes.

11. Mangalarga
O mangalarga é hoje uma das mais importantes raças brasileiras, desenvolvida a partir do cruzamento de cavalos das raças Alter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores. Inicalmente a raça mangalarga foi criada no sul do estado de Minas Gerais e posteriormente em São Paulo.A raça mangalarga foi, então, aperfeiçoada através de novos cruzamentos entre cavalos PSI, árabe, anglo-árabe e american saddle horse.O mangalarga é um cavalo de sela, destinado principalmente aos esportes hípicos e ao trabalho. É um cavalo extremamente resistente, capaz de percorrer grandes ditâncias.Umas das principais características da raça mangalarga é a marcha trotada, que diferencia-se do trote por manter um tempo ínfimo de suspensão entre os apoios (quando o animal fica totalmente desligado do solo).

12. Mangalarga Marchador
Assim como o cavalo mangalarga, a raça mangalarga marchador tem sua origem em animais trazidos da Península Ibérica ao Brasil por meio de nobres da corte portuguesa, na época da colonização.O cavalo mangalarga marchador possui uma cernelha bem definida, "longa, proporcionando boa direção à borda dorsal do pescoço". É um animal de porte médio, com altura ideal de 1,46 para as fêmeas e de 1,52m para os machos. O andamento do cavalo mangalarga marchador é a marcha batida ou picada – "é o andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio".

13. Paint Horse
Originária dos Estados unidos e relativamente nova no Brasil, o Paint Horse, ou Pinto é um cavalo forte, musculoso, versátil, utilizado principalmente nas corridas planas, salto e trabalho.Considerado um cavalo de sela, o Paint apresenta características que podem variar muito em relação ao tipo e ao tamanho, o que torna difícil considerá-lo como uma raça no sentido mais tradicional, e sim mais como um tipo de pelagem.São dois os principais tipos de coloração da pelagem do Paint Horse: o ovaro, que é a cor básica com manchas brancas irregulares; e o tobiano, que é a pelagem branca com manchas escuras e irregulares.

14. Puro Sangue Ingles(PSI)
Como o próprio nome da raça indica, o puro sangue inglês, ou PSI é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas.O cavalo puro sangue inglês apresenta um porte de médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,62 a 1,67m. A cabeça da raça PSI possui perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes, orelhas médias e narinas elípticas. As principais aptidões do cavalo PSI são as corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e CCE. As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.

15. Quarto de Milha
O quarto de milha é o primeiro cavalo de criação americana, selecionado a partir de 1611 através do cruzamento entre garanhões mustangs, de origem berbere e árabe, e éguas de origem inglesa.A cabeça do cavalo quarto de milha é pequena, com a fronte ampla, perfil reto, com olhos grandes e bem afastados entre sí. Possui temperamento dócil e inteligente. O quarto de milha é um cavalo de porte médio, sua altura fica entre 1,52 e 1,62m. O quarto de milha É considerado um dos cavalos mais versáteis, utlizado principalmente em provas de hipismo rural, corridas planas, salto e lida com o gado.

16. sela Francesa
Esta é uma raça forte, ágil, muito veloz, de bom caráter e boa adestrabilidade. O Cavalo de Sela Francesa foi criado através do cruzamento de raças como o Árabe, o Puro Sangue Inglês e Anglo-Árabe.Um dos cavalos de Sela Francesa mais conhecidos no Brasil e no mundo é o Baloubet du Rouet, duas vezes medalhista olímpico pela equipe brasileira e o primeiro tri-campeão (1998-2000) da Copa do Mundo de Salto. O Cavalo de Sela Francesa apresenta porte médio para grande, a altura da raça pode variar de 1,65 a 1,70m. Todas as pelagens são admitidas para os cavalos de Sela Francesa. Os mais comuns são os exemplares baios, castanhos e alazões.

E aí, aprovaram? Beijos, boa noite! Partilhar

4 comentários:

Grrrl On Top disse...

meu sonho ter umm! ):
http://grrrlontop.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Faltaram: Crioulo nordestino, Pantaneiro, piquira e pônei

Unknown disse...

Meu sonho e ter um clydesdale!

Unknown disse...

Meu sonho desde de criança é ter um cavalo branco 😍 e esse Andaluz me apaixonei... Qual seria o preço?

Postar um comentário