quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Tudo Sobre Sons Automotivos
Admito que eu adoro ir em encontro de sons automotivos. Já fui em vários encontros acompanhada pelos meus primos e primas e eu adoro! Todo mundo dança, disputa, e o mais importante: curte. Tem muito tempo que eu não vou em um =/ O próximo que tiver por aqui na região eu vou haha
Hoje os sons automotivos não são mais só encontrados em carros de homens como também no carro de muitas mulheres. Eles são a opção perfeita para festas, e pra quem curte muito o som no último volume.
Resolvi então fazer hoje o post sobre sons automotivos. Vamos conhecer mais? ;)
O que é um som automotivo?
Som automotivo é o processo de instalação e ajustes de equipamentos de som em automóveis, seja ele de qualquer espécie. Pode ser tanto um serviço comercial quanto um hobbie de amadores.
O aparelho principal, ou unidade principal, é responsável pela fonte do áudio. Podem ser CD-players, DVD-players, toca-fitas e/ou sintonizadores AM/FM. Possuem saídas amplificadas para alimentar alto-falantes diretamente, e podem ter saídas pré-amplificadas com um sinal de áudio de melhor qualidade para serem ligadas a um amplificador externo, usado para alimentar os alto-falantes do sistema. As saídas amplificadas, muitas vezes divulgadas como 4x52W, na verdade estão usando o conceito de Watts PMPO e normalmente fornecem em torno de 4x20W RMS, sendo então saídas pouco potentes, porém suficientes para um kit de alto-falantes originais. O uso das saídas pré-amplificadas permite que amplificadores externos forneçam mais potência.
Unidades principais mais sofisticadas oferecem recursos como equalização (paramétrica ou gráfica), controle independente de subwoofer, cortes passa-alta (HPF) e passa-baixa (LPF) reguláveis, dentre outros. Algumas chegam até a oferecer o recurso de alinhamento de tempo (time alignment ou TA), que consiste em atrasar a fase do sinal de um dos canais para que se regule o centro do palco sonoro. Outros recursos que muitas unidades têm apresentado ultimamente são displays de cristal líquido com animações, e a possibilidade de reprodução de arquivos compactados nos formatos MP3, WMA, AAC, dentre outros.
Auto Falantes e Amplificadores
Os alto falantes são comumente divididos em tweeters, mid-ranges e woofers, em que cada tipo é responsável pela reprodução de uma determinada faixa de freqüência. Os kits componentes incluem divisores de freqüência (ou crossover em inglês), que como o próprio nome diz, divide o sinal de áudio, enviando os agudos para o tweeter e os médios para o alto-falante médio. Devido a isso, os kits componentes são mais indicados para projetos que visam a qualidade do som. Eles são vendidos agrupados ou separados, sendo o número de componentes as chamadas vias do alto-falante. Alto-falantes multivias, como um coaxial por exemplo, possuem um médio e um tweeter, enquanto um triaxial possui um médio e dois tweeters. Já os alto-falantes vendidos separadamente são chamados de "kit componente" e o mais comum é que se encontre em duas vias.
Os amplificadores são equipamentos eletrônicos que recebem o sinal enviado pela unidade principal, o amplificam e o usam para alimentar os alto-falantes, usando a bateria do veículo como fonte de energia. Existem dois tipos principais de amplificadores: os chamados "mosfet" que amplificam o sinal enviado pelas saídas RCA da unidade principal, e os chamados "booster", que amplificam o sinal enviado pelas saídas amplificadas da unidade principal.
Alguns amplificadores mais sofisticados oferecem o recurso de indicação de clipping do sinal e até circuitos anti-clipping. Clipping é o ceifamento do sinal por excesso de ganho, e essa distorção em volumes altos é a principal causa de queima de alto-falantes.
Os "mosfet" geralmente tem melhor qualidade de áudio, contando tipicamente com centenas de componentes, porém os "booster" ainda são muito usados, principalmente no mercado brasileiro, devido ao seu baixo custo. Os preços e potências nominais variam muito, podendo ser encontrados amplificadores de 20 até 45000 Watts RMS.
Amplificadores "mosfet" geralmente são amplificadores com fontes de alimentação do tipo PWM, e pertencem quase sempre à classe AB. No entanto, amplificadores para grandes potências, geralmente utilizados para a reprodução dos sons graves e subgraves, costumam pertencer à classe D, devido ao seu maior rendimento, e por consequência produzem menos calor e exigem uma instalação elétrica de menor porte do que o equivalente em classe AB.
Subwoofer
Acessórios para Instalação
Existem alguns acessórios para instalação de som automotivo que devem ser levados em conta para quem deseja montar uma boa estrutura em seu veículo. Um deles é o fio paralelo que pode ser bicolor ou cristal, necessário para unir os equipamentos equipamentos (alto falantes, tweeters, aparelhos de mp3, etc) e estruturar a ligação elétrica do equipamento de som, bem como o fio cabinho que pode ser preto ou cristal. O relé é uma espécie de interruptor que é acionado eletricamente geralmente ligado a dois circuitos elétricos. Os terminais são necessários para unir dois pontos elétricos, podendo ser de forquilha, olhal ou de garfo. Será necessário também o varão perfurado, uma peça de metal para instalar o circuito de som, além de aros adaptadores que são específicos para cada tipo de carro. Serão necessários ainda buchas, caixa plástica, chaves on/off, abraçadeiras, cintas para aparelhos, duto, espaguete, espuma, fita isolante preta e dupla face, fusível e porta fusível, disjuntores e muitos parafusos. Não se podem esquecer os chicotes que são essenciais para unir os equipamentos de som ligando cada cabo de ao outro de forma correta e o contra frente que são as frentes dos aparelhos, ou seja, parte integrante do painel do veículo.
Cornetas
A corneta é um equipamento de som usado para propagar o som geralmente em ambientes abertos, como ruas e praças, por exemplo. Uma corneta automotiva é usada para montar um sistema de som geralmente para informes publicitários em carros de qualquer modelo, transmitindo informação por onde passa a um grande número de pessoas. Para a montagem de uma corneta completa será necessário: um driver que pode ser fenólico ou de titânio e uma capa para driver que possa protegê-lo, uma campana que serve para projetar o som, corneteiras para acomodar as cornetas e um divisor para organizar a frequencia do equipamento.
Tweeter
O Tweeter é um alto-falante menor que o convencional, que varia de 0,5" a 3", que serve para reproduzir uma faixa de alta frequencia que são os sons mais agudos. A maioria é produzida em alumínio. Existindo diferença entre o tweeter profissional e o convencional, pois este traz uma potencia melhor determinada para um resultado especifico a ser atingido. Alguns tweeters são feitos a partir de uma pastilha de cristal piezoelétrico que gera sons quando é alimentado por uma corrente elétrica alternada. Existem no mercado diferentes tipos de capa para tweeter e divisor que filtra a frequencia do módulo para passar somente o necessário, diminuindo o risco de queimar o aparelho.
Tunig
As peças para tuning são feitas para personalizar o carro de forma mais atrativa, seja ela tradicional, off Road, clássica ou despojada. Neste tipo de personalização de veículos surgem diversos acessórios que podem mudar a aparência do carro. Um deles é o mini spot, trata-se de uma espécie de pequena lanterna produzida com leds de alto brilho que são usadas para iluminar a parte interna do carro, iluminando pedaleiras, bancos, painel do carro, subwoofer, tapetes, teto, portas, entre outros locais que são determinados de acordo com o gosto de cada um. Quando ligados à noite, os mini spots dão um efeito especial à personalização do veiculo.
Reparos
Os reparos são peças para montar alguns equipamentos que necessitam de alguns ajustes para voltarem a funcionar corretamente. Afinal, é normal que depois do uso constante tenham que passar por algum reparo no som automotivo. É comum, por exemplo, que durante o trabalho sejam necessários alguns reparos para corneta que passam por condições adversas, ou mesmo reparos em alto falantes após o uso excessivo durante campeonatos de som e, ainda reparos para tweeters que venham a apresentar algum tipo de defeito já que são equipamentos de som automotivo tão sensíveis. E, para isso, basta procurar por reparos em lojas especializadas.
Não falei exatamente sobre tuuuudo mas achei um site que explica mais algumas coisas para deixar seu som bem potente. Clique aqui.
Partilhar
0 comentários:
Postar um comentário