Suplementos Alimentares

domingo, 3 de março de 2013


Belezas de Minas - Timóteo

0
É um município brasileiro localizado no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e microrregião de Ipatinga, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando-se desta cerca de 216 quilômetros. Ocupa uma área de 145,159 km², sendo que 19,62 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada em 81 119 habitantes pelo IBGE no ano de 2009, classificando-se assim como o quadragésimo município mais populoso do estado de Minas Gerais e o terceiro de sua microrregião. A cidade é banhada pelo rio Piracicaba e está localizada próximo ao encontro desse rio com o Doce.


Em Timóteo está localizado o Parque Estadual do Rio Doce, a maior reserva nativa de mata atlântica do estado de Minas Gerais e uma das maiores do Sudeste. Atualmente possui 36 970 hectares e foi criado pela Lei n.º 1119 de 14 de julho de 1944. Dentro do PERD, como também é conhecido, está grande parte da biodiversidade não só do município, mas de todo o leste mineiro. Outros importantes atrativos naturais são o projeto Oikós e o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da cidade.

O clima timotense é caracterizado, segundo o IBGE, como tropical quente semiúmido (tipo Aw segundo Köppen), tendo temperatura média anual de 21,5 °C com invernos secos e amenos (raramente frios) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas.[33] O mês mais quente, fevereiro, tem temperatura média de 23,8 °C. E o mês mais frio, julho, de 18,1 °C. Outono e primavera são estações de transição.


O município possui bastantes atrativos turísticos. Entre os pontos turísticos naturais mais visitados estão a Área de Preservação Ambiental (APA), o projeto Oikós, o Pico do Ana Moura e o Parque Estadual do Rio Doce, que é a maior reserva de Mata Atlântica de todo estado de Minas Gerais e uma das maiores da região Sudeste brasileira. O Parque oferece uma boa infraestrutura e, além de turistas, recebe pesquisadores com objetivo de estudar espécies da fauna e da flora locais. Passou recentemente por uma grande reestruturação. Possui ainda uma área de camping que foi reaberta ao público em 31 de outubro de 2008. Em 26 de fevereiro de 2010 foram inaugurados, com a presença do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o Centro de Visitantes, o Centro de Treinamento, o Centro de Pesquisa, o Viveiro e um Galpão de Sementes.
Partilhar

0 comentários:

Postar um comentário