domingo, 10 de março de 2013
Belezas de Minas - Mariana
É um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 54.179 habitantes. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Foi no século XVII uma das maiores cidades produtora de ouro para a coroa Portuguesa. Vale lembrar que Mariana tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII, época em que bandeirantes paulistas chegavam à região em busca do ouro. A designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador Antônio de Albuquerque criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
Localizada nas cercanias de Ouro Preto, a cerca de 12 quilômetros; Santa Bárbara; Barão de Cocais; Itabirito; Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete. Sua distância em relação à capital Belo Horizonte é de 110 quilômetros.
O clima no município é típico tropical de altitude úmido. Os verões são quentes e chove com mais frequência. No inverno as temperaturas caem. A topografia da região, muito montanhosa e escarpada propicia a formação de bolsões de ar frio e neblina. O fenómeno é bastante visível ao amanhecer.A cidade possui um carnaval que remonta a sua história. Assim como inúmeras cidades históricas do estado de Minas Gerais, possui blocos carnavalescos com décadas de existência, um deles seria o centenário Bloco Zé Pereira da Chácara. Ela também é rica nas tradições católicas, com as procissões. Ha alguns anos atrás costumava-se enfeitar o chão das ruas e avenidas, por onde a procissão passaria, com serragem tingida de múltiplas cores. Hoje, restringe-se apenas ao centro histórico da cidade.
A cidade tem vários pontos turísticos, sendo os principais:
- Praça de Minas Gerais, onde se encontram três monumentos históricos da cidade, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo.
- Catedral da Sé, uma das maiores igrejas da cidade e a mais importante, localizada na Praça da Sé, a praça principal da cidade e também um ponto turístico.
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - funcionando na mais bela construção de Mariana e que possui um dos mais ricos acervos de arte sacra do Brasil.
- Museu da Música de Mariana - funciona no Centro cultural Dom Frei Manuel da Cruz (antigo Palácio dos Bispos). Único museu deste gênero na América, possui em seu acervo documentos, partituras, impressos dos séculos XVIII ao XX, além de uma exposição permanente em que o visitante não vê somente, mas sente a música.
- Prédio da Cúria - Arquidiocese de Mariana.
- Rua Direita, onde se encontram as casas mais antigas da cidade, com sua arquitetura conservada.
Antigo Seminário, atual campus do ICHS (unidade da UFOP).
- Seminário Maior São José - bela construção em estilo neoclássico, com azulejos no frontispício e pinturas de Pietro Gentili e Nobäuer na capela e salões.
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Mariana).
- Igreja de Santo Antônio, a mais antiga da cidade.
- Igreja de São Pedro dos Clérigos (Mariana), com sua arquitetura belíssima.
- Igreja de São Pedro dos Clérigos
- Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana.
- Minas da Passagem, muito importante para a economia da cidade no ciclo do ouro. Atualmente aberta a visitação.
- Maria Fumaca que faz trajeto Mariana para Ouro Preto Minas Gerais
- E também a Maria Fumaça, trem da Vale, que foi um projeto de parceria da Vale do Rio Doce com as Prefeituras Municipais de Mariana e Ouro Preto. O trem turístico, que voltou a funcionar em Abril de 2006, está fazendo um grande sucesso. A Estação Ferroviária de Mariana foi totalmente revitalizada e hoje também é um ponto turístico da cidade, e funciona também como uma biblioteca e mídia para a população.
A cidade possui a primeira estaça de tratamento de esgoto, hoje já desativada. É considerada também a primeira cidade planejada do estado de Minas Gerais e uma das primeiras do Brasil.
A cidade também conta com várias cachoeiras, como a Cachoeira do Brumado (distrito de mesmo nome), Cachoeira da Serrinha (em Passagem de Mariana), Cachoeira do Cristal, Cachoeira da Prainha (do bairro Santo Antônio), entre outras.
Partilhar
0 comentários:
Postar um comentário